Casa de Cultura Laura Alvim
Av. Vieira Souto . 176
Ipanema
PROJETO BRASIL EM CENA - 200 ANOS DE TEATRO
Com 20 anos de atuação formando talentos para os nossos palcos, a CAL - CASA DAS ARTES DE LARANJEIRAS apresenta o Projeto BRASIL EM CENA - 200 ANOS DE TEATRO, que tem por objetivo valorizar a dramaturgia brasileira e oferecer à população em geral, e mais especificamente aos jovens, a rara oportunidade de conhecê-la, difundindo parte da nossa história através da arte e da cultura. O Projeto consiste na realização de seis espetáculos teatrais, apresentando um panorama de gêneros e estilos que percorreram o teatro brasileiro da primeira metade do século XIX até a segunda metade do século XX, e teve início com a estréia do espetáculo "Fernando ou O Cinto Acusador", de Martins Pena, com direção de Moacir Chaves, no dia 14 de abril no Teatro SESI.
BRASIL EM CENA vai dar vida a personagens que refletem o caldeirão de raças e culturas que formaram o povo brasileiro.
Além da difusão da cultura brasileira através do teatro, o Projeto proporcionará a consolidação da formação artístico-profissional de, aproximadamente, 100 jovens atores que serão dirigidos por seis diretores de grande reconhecimento de nosso cenário artístico.
-
"Vestido de Noiva" está para o teatro brasileiro como as peças de Samuel Beckett para a dramaturgia universal. Revolucionária.
Nesta peça, Nelson Rodrigues trabalha com ações simultâneas em tempos diferentes, já ousava na época uma arquitetura cênica fragmentada, conseguindo tornar cada cena uma obra de arte, um pequeno poema que nos desobriga com a linearidade, com o pensar aristotélico.
Sentimos que no decorrer da peça entramos pelas veias, sangue, neurônios de Alaíde. Seus desejos, medos e frustrações. Grandes personagens, como Madame Clessi, a família brasileira, austera e hipócrita da época, prostitutas, homens e mulheres solitárias, Lúcia, a irmã obcecada, adolescentes puros, assassinos, personagens e alegorias vivas que se movimentam e atuam no espaço cênico, criando situações que nos fazem pensar o quanto é real a alucinação e o sonho ao mesmo tempo que refletimos o quanto a realidade é pouco verdadeira e o "fato" é o que menos importa. A realidade é a sensação de cada ser humano sobre alguma coisa.
Uma grande história escrita em 1943 por um dos nossos maiores dramaturgos de forma moderna, sedutora que tomou esta peça uma obra emblemática.
Espero que a encenação de "Vestido de Noiva" pelo atores formandos da CAL - Casa das Artes de Laranjeiras, sob minha direção, o olhar artístico e criterioso de Fátima Domingues, o talento e a entrega de toda a equipe de criação e produção, possa suscitar sentimentos diversos e fragmentados como os da própria peça e a possibilidade de uma estética que provenha da própria respiração da obra.
Ticiana Studart
Nelson Rodrigues
Ticiana Studart
Fátima Rodrigues
Fátima Rodrigues
Ticiana Studart
Marcelo Costa
Wilson Reiz
Marina Salomon
Gisele Barreto Sampaio
Aleph Studio Design
Cláudia Ribeiro
Gisele Batalha
José Lobo
Maria Cândida
Tânia Dias
Leandro Lobo
Fátima Rodrigues
Adeilson Mendes
Leandro Lobo
Marcia Quarti
CAL - Casa das Artes de Laranjeiras
Bento Manuel
Beth Melo
Carolina Brandão
Cristiane Fragoso
Denise Berlim
Dodi Echternacht
Fabiana Duarte
Helena Machado
Gisele Masullo
Guilherme Duarte
Leticia Pantoja
Márcia Alves
Marcos Garcez
Marcos Thulio
Patrícia Miceli
Paulo Favero
Thiago Valente
Viviane Neto